Os benefícios da manteiga ghee para a saúde – Conheça 6 deles

0
305

Os benefícios da manteiga ghee para a saúde são muitos, e você vai ver neste artigo que ele é um daqueles super alimentos que tem poderes de melhorar significamente a sua saúde.

Ele é rejuvenescedor, poderoso e estimulante de uma saúde impecável. E tem um sabor que não é desse mundo!

Não é novidade que é um alimento apreciado na Índia há milhares de anos.

De fato muitos praticantes ayurvédicos consideram que o ghee é um tônico de saúde tão supremo, que geralmente é recomendado, em pequenas doses, como o primeiro alimento dado a um recém nascido, mesmo antes do leite materno.

Mas esses benefícios incríveis para a saúde não se aplicam apenas a crianças recém nascidas – o ghee é é recomendado para qualquer idade, e os benefícios melhoram quase todos os sistemas do corpo.

Mas o que é ghee?

É manteiga clarificada e é essencialmente manteiga que foi levemente cozida e o processo faz com que as gorduras do leite, a água e outras impurezas se separem para o topo e o fundo da panela.

Estes são então filtrados tirando a lactose e deixando o óleo medicinal altamente purificado conhecido como ghee, que se solidifica à temperatura ambiente.

Ghee vs Manteiga: retirar a Caseína e a Lactose e assim ter benefícios para a sua saúde. 

Manteiga Ghee

O processo de clarificação da manteiga em ghee passa a gordura a uma deliciosa e nutritiva manteiga ghee.

O ghee é a mais saudável parte da manteiga sem nenhum alérgeno problemático como a caseína e a lactose.

Você sabia que com o processo de clarificação e a filtragem tiram 99% da lactose e da caseína, então as pessoas que são intolerantes ou sensíveis à lactose e caseína normalmente podem consumir o ghee sem qualquer problema.

Mas caso você seja alérgico, comece a consumir o ghee de forma lenta para ver como seu corpo reage,ok? Mas consulte um médico para ele lhe assegurar.

Os benefícios da manteiga ghee para a saúde 

Os benefícios de ghee para a saúde vai desde o cérebro até o trato digestivo, ela realmente rejuvenesce o corpo de dentro para fora.

# 1 – É um calmante nutritivo – Fisicamente, energicamente e emocionalmente

É um calmante nutritivo – Fisicamente, energicamente e emocionalmente

Na medicina ayurvédica, é dito que o ghee é tri-doshico em doses menores, o que significa que restaura equilíbrio e harmonia e tende a acalmar e pacificar.

Por esta razão, o ghee pode ser consumido antes de dormir para ajudar a ter um sono agradável.

O ghee também é uma excelente opção para combinar com alimentos estimulantes, como pimentas de todos os tipos, com alho e gengibre.

LEIA TAMBÉM : Bulletproof – O Café Energético

# 2 – É um poderoso agente desintoxicante – Físico e Emocional

O  ghee vem sido usado como um agente desintoxicante nos níveis físico e emocional.

De acordo com o médico e especialista em ayurveda certificado Dr. John Douillard:

“Ghee tem um efeito lipofílico em outros ácidos graxos e toxinas gordurosas no corpo (que são lipofílicas, o que significa que são atraídas por outras gorduras), agindo como um agente quelante para tirar toxinas lipossolúveis armazenadas do corpo e de volta ao intestino para remoção do corpo.

Moléculas de emoção – que, de acordo com Ayurveda, também são lipofílicas e armazenadas nas células de gordura – também podem ser “puxadas” para fora de seus esconderijos usando este método “.

Ele também contribui para a lubrificação dos intestinos e do corpo, colaborando assim para a eliminação e a desintoxicação.

De forma tradicional, ela tem sido utilizada em tratamentos panchakarma, que é ritual de limpeza ayurvédico especial, para remover toxinas físicas e mentais profundamente enraizadas.

# 3 – Excelente para cozinhar

Ghee é excelente para cozinhar

É um excelente substituto para o óleo de cozinha para quase todos os tipos de comida, por qualquer método de cozimento.

Como uma gordura saturada, o ghee também é mais estável do que outras gorduras ou óleos, portanto, é menos propenso a oxidação e eliminação de nutrientes durante o processo de cozimento.

# 4 – Excelente para a digestão e o trato digestivo.

Quando se trata de curar e melhorar a digestão, existem poucas substâncias no planeta tão

É uma das fontes mais ricas de butirato da natureza (ácido butírico), um ácido que faz com que as células da parede intestinal cresçam.

O que significa que ele causa o crescimento e ajuste de novos tecidos no trato digestivo.

Você sabia  que uma grande parte do nosso sistema nervoso está localizado em nossos intestinos?

Ele é conhecido como “sistema nervoso entérico” por médicos ou como nosso “segundo cérebro”.

E tem mais: seus intestinos produzem e co-regulam 30 outros neurotransmissores idênticos aos encontrados em seu cérebro que são usados pelo seu sistema nervoso central para regular o humor, níveis de estresse, padrões de sono, funcionamento mental e qualquer número de outros processos essenciais do corpo!

Então podemos dizer que se você tem um sistema digestivo que não funciona corretamente, isso vai interferir diretamente no seu “segundo cérebro”.

E mais:  ghee também ativa e renova a produção de bile no fígado, o que é muito importante para a sua digestão correta, principalmente a digestão de alimentos gordurosos.

# 5 – Rico em Vitaminas Essenciais, Minerais e Nutrientes.

Já vimos bastante benefícios até agora, não é mesmo? Ainda tem mais!

O ghee também é rico em nutrientes essenciais mais difíceis de obter nos alimentos:

  • Vitamina A

Ao contrário da maioria dos alimentos, a vitamina A no ghee está em forma de retinol, o que significa que está na forma mais biocompatível para o corpo humano.

  • Vitamina E

Ghee tem grandes quantidades de vitamina E, que é um dos mais poderosos e importantes antioxidantes no corpo humano.

  • Vitamina K2

Vital para ossos e coração saudáveis, a vitamina K2 pode ser difícil de encontrar, pois é um tanto raro na maioria dos alimentos, mas o ghee possui muito dessa vitamina.

  • Colesterol

O colesterol é essencial para uma boa saúde, produção hormonal, função cerebral, função nervosa, saúde celular e uma série de outras funções corporais.

Ghee fornece colesterol de excelente qualidade para o corpo e o cérebro.

  • Ácidos graxos Omega-3 e Omega-9

Ghee contém ácidos graxos ômega-3 e omega-9, que desempenham uma série de papéis vitais no corpo.

# 6 – Protege o cérebro

Protege o cérebro

Talvez você já sabia que a gordura saturada é essencial para a sua saúde cerebral.

Ghee é uma fonte super saudável desse tipo de gordura, que é um elemento fundamental para as células cerebrais.

É também rica em colesterol bom, outro importante nutriente vital que tem sido mal interpretado pelos meios de comunicação durante anos.

De acordo com o Dr. David Perlmutter, médico de medicina funcional e autor do Cereal de Grão, o colesterol é essencial para não apenas a função cerebral adequada, mas também a prevenção da doença:

“O colesterol é vital para um cérebro que funciona bem. O colesterol funciona como um antioxidante protetor do cérebro. É a matéria-prima da qual nossos corpos produzem vitamina D, um jogador fundamental na preservação da função cerebral.

Além disso, o colesterol é o precursor dos hormônios sexuais estrogênio, progesterona e testosterona – todos os quais contribuem para a função cerebral saudável.

Enquanto o cérebro constitui cerca de 2-3% do nosso peso corporal total, um impressionante 25% do colesterol do corpo é encontrado no cérebro.

Então, quando a FDA no ano passado começou a exigir avisos do consumidor sobre certos medicamentos para reduzir o colesterol relacionados ao declínio da memória e outros problemas cognitivos, não foi surpreendente.

Na verdade, agora foi demonstrado que, nos idosos, aqueles indivíduos cujos níveis de colesterol são os mais altos podem ter uma redução de risco de 70% para a demência “

Veja este vídeo de como você pode fazer a sua própria manteiga ghee!

Observação muito importante:

As informações contidas neste artigo são destinadas somente ao seu uso educacional e informativo.

Não reflete necessariamente as opiniões da página Ser Feliz Agora e seus escritores; e não é um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

Procure sempre o conselho de seu médico ou outros profissionais de saúde qualificados com quaisquer perguntas que você possa ter sobre uma condição médica e antes de fazer qualquer dieta, suplemento, fitness ou outro programa de saúde.