Os 10 benefícios para a sua saúde trazidos pelos cães

0
62

Se você é dono de um cão ou voluntário em abrigo de cães, sair com nossos amigos de quatro patas pode fazer maravilhas para o seu bem-estar.

Vamos ver o que os cães podem fazer pela nossa saúde

  1. Melhora a saúde do coração

Os cães não apenas enchem seu coração de amor; eles realmente nos tornam mais fortes.

Estudos mostram que ter um companheiro canino está ligado à pressão arterial mais baixa, ao colesterol reduzido e à diminuição dos níveis de triglicerídeos.

O que contribui para melhorar a saúde cardiovascular global e menos ataques cardíacos e até acidentes vasculares cerebrais.

  1. Mantenha-se apto e ativo

Especialistas em saúde recomendam que os adultos façam cerca de 2 horas e 30 minutos de exercício moderado por semana.

Cães ajudam você a se manter ativo

Os proprietários de cães superam esta meta com certeza, por terem que passear ou brincar com seus pets .

  1. Ajuda você a perder peso

Quer se livrar de alguns quilos?

A pesquisa encontrou repetidamente que as caminhadas diárias com cães ajudam você a perder peso, pois eles o obrigam a uma atividade física moderada por 10, 20 e até 30 minutos de cada vez.

Na verdade, em 2010, um pequeno estudo nos Estados Unidos descobriu que os moradores de moradias públicas que caminhavam com cães cinco vezes por semana perderam uma média de 3 a 5 quilos por mês caminhando calmamente.

  1. Melhora a sua vida social

À medida que envelhecemos, torna-se mais difícil sair e conhecer novas pessoas. Não é assim para os donos de cães.

cães
Passear com cães ajuda a fazer amizades

Os pesquisadores descobriram que cerca de 40 por cento tornam fazer amigos mais fáceis, possivelmente porque a grande maioria – 4 em 5, de acordo com um estudo britânico – fala com outros donos de cães durante caminhadas.

Os donos de cães em particular tendem a ser um pouco mais extrovertidos.

  1. Reduz o estresse

Há uma razão pela qual os cães de terapia são tão eficazes: gastar apenas alguns minutos com um animal de estimação pode diminuir a ansiedade e a pressão arterial e aumentar os níveis de serotonina e dopamina, dois neuroquímicos que desempenham grandes papéis na calma e no bem-estar.

As pessoas que realizam tarefas estressantes melhoram quando há um cachorro, e os estudos mostram que os cães aliviam a tensão no escritório e entre casais.

Até as grandes empresas como o Google optam por deixarem seus funcionários levarem seus animais de estimação, isso aumenta ate a produtividade dos funcionários.

  1. Adiciona significado e propósito

À medida que envelhecemos – especialmente depois de nos aposentar – pode ser difícil encontrar estrutura e significado em nosso dia a dia.

Os cães, gatos, enfim todos os pets auxiliam e muito neste caso.

cães
Cães e gatos ajudam no seu bem-estar

Então, mesmo se você não está se sentindo bem emocionalmente ou fisicamente, o pet não se importa e pelo contrário ele percebe e até se aproxima, e cuida ainda mais de você.

Os pets também ajudam a prevenir a solidão e o isolamento, o que é fundamental para impedir o declínio cognitivo e o aparecimento de doenças.

  1. Evita a depressão

É amplamente divulgado e se acredita firmemente que os donos de pets são menos propensos a depressão do que os sem pets.

Em grande parte porque parecem ajudar em muitas outras áreas de saúde e bem-estar.

Dito isto, existem os pets que são terapeutas, vão em hospitais, asilos, creches e ajudam e muito nas carências, etc.

  1. Previne as alergias

Antigamente, os especialistas acreditavam que ter um pet em sua casa contribuiriam para as alergias das crianças.

Felizmente, pesquisas recentes mostram exatamente o contrário: cães e gatos realmente reduzem a chance de uma criança se tornar alérgico a animais de estimação – até 33 por cento, de acordo com um estudo de 2004  no Journal of Allergy and Clinical Immunology .

Como um valor a mais , os jovens podem até desenvolver sistemas imunológicos mais fortes.

  1. Reduz as visitas ao médico

Se você tem mais de 65 anos e possui um animal de estimação, as chances são que você procure ajuda médica cerca de 30% menos do que as pessoas que não têm um animal de estimação.

  1. Auxilia em doença articulares e degenerativas e auxilia a evitar lesões

Acredita-se que possuir um cachorro pode ajudar a detectar, tratar e gerenciar uma variedade de doenças e debilitações. Alguns exemplos:

  • Alguns foram treinados para sentir se existe câncer de pele, rim, bexiga e próstata, dentre outros. Os cães mais especificamente.
  • Os cães de serviço são conhecidos por beneficiar pessoas com tudo, desde lesões cerebrais traumáticas até autismo em artrite reumatóide, aumento da mobilidade e promoção da independência.
  • Os pacientes de Alzheimer são acalmados por cães, cuja companhia também parece mitigar crises e agressões emocionais.
Golden Retriever é uma ótima companhia

Mas claro escolha no caso de cães aqueles que mais combinam com o seu temperamento e também o espaço e o objetivo, por exemplo os Golden Retriever são ótimos para deficientes visuais e idosos, mas cuidado, pois quando eles são filhotes são mais ativos.

Observação muito importante:

Nunca deixe de consultar um médico antes de qualquer atitude e jamais tente se automedicar. Não recomendamos que você retire a sua medicação.

As informações  do Ser Feliz Agora são de caráter informativo e não substitui o acompanhamento médico, fito terapeuta, terapeuta e profissional de educação física.