Vigorexia – Você sabe o que é?

0
46

O nome é bem complicado, eu sei. Porém o seu significado é bem sério : vigorexia.

A vigorexia é um distúrbio que leva a pessoa a estar sempre insatisfeito com o seu corpo e estar sempre na busca constante pela perfeição corporal.

Essa doença psicológica atinge principalmente os homens e isso leva a prática estafante de exercícios físicos.

Quais os sintomas da vigorexia?

O sintoma central da vigorexia é que mesmo a pessoa estando em dia com a sua forma física, ela teima em achar que seu corpo está fora de forma e com poucos músculos.

vigorexia
Outros sintomas são:

    • Dificuldade para dormir
    • Manter uma dieta muito limitante
    • Revolta, indignação
    • Cansaço constante
    • Depressão
    • Alta frequência cardíaca durante o repouso
    • Dores musculares pelo corpo todo
    • Sentir-se inferior
    • Desempenho baixo em relações íntimas

As pessoas que estão passando por esse tipo de distúrbio tendem a ter uma dieta muito “pobre” e restritiva, pois acreditam que assim não irão deformar seu corpo. Sendo assim, não consomem gorduras e abusam de proteínas visando o ganho de massa muscular. E é muito frequente o uso de anabolizantes.

Apesar de serem musculosos, os “vigoréticos” estão sempre descontentes com seus corpos, mesmo sendo musculosos.

A vigorexia é considerada um Transtorno Obsessivo Compulsivo e precisa de acompanhamento médico.

Leia também : Dicas de como perder peso com atividades físicas

Quais  são causas da vigorexia?

A motivação para a vigorexia é psicológica, porém pode estar relacionada com neurotransmissores do sistema nervoso central, pois foram constatados casos de vigorexia em pacientes antecedidos por doenças como a meningite.

Quais as sequelas da vigorexia?

A vigorexia deixa sequelas com o passar do tempo, tais como depressão, má circulação e insuficiências renais ou do fígado.

E quando existe o abuso de anabolizantes, pode gerar doenças do coração, diminuição do tecido do testículo e ainda câncer de próstata.

Qual o tratamento para a vigorexia?

O melhor tratamento para esse distúrbio é a psicoterapia, onde o psicólogo irá ajudar a pessoa enxergar e aceitar-se como ela de fato é, ajudando ainda a elevar a sua autoestima. Pode ser indicado também seguir uma dieta indicada por nutricionista e fazer o uso de medicamento a base de serotonina.

Curta a nossa página no Facebook  e acompanhe as nossas postagens!

Observação muito importante:

Nunca deixe de consultar um médico antes de qualquer atitude e jamais tente se automedicar. Não recomendamos que você retire a sua medicação.

As informações  do Ser Feliz Agora são de caráter informativo e não substitui o acompanhamento médico, fito terapeuta, terapeuta e profissional de educação física.