Melhores comidas para os bebês (e o que evitar!)

0
143

Vamos ver aqui as melhores comidas para os bebês e o que evitar.

Este é um artigo para as mamães que estão com seus bebês começando a comer comidas sólidas.

Você deve estar com dúvidas do que dar ou não para seu bebê, não é mesmo?

As escolhas saudáveis que irei mostrar aqui não tem erro! Mas sempre verifique com seu pediatra antes de começar a dar alimentos sólidos para seu bebê.

Melhores comidas para os bebês 

Quando o assunto é alimentar os bebês, infelizmente não existe uma lista com os 10 super alimentos para toda mãe ter impresso e colado na sua geladeira.

Mas muitos especialistas concordam que limitar o seu bebê a alguns dos melhores alimentos logo no seu primeiro ano não é tão vantajoso.

“O primeiro ano de vida é quando o paladar é treinado”, diz Tina Ruggiero, co-autora de The Best Homemade Baby Food on the Planet.(tradução live: As melhores comidas caseiras do planeta para bebês)

 “As três regras que eu digo a meus clientes para seguir são: Ir para a cor, pensar fresco e introduzir novos sabores e diferentes texturas em estágios adequados à idade. Seguindo estas diretrizes, os pais encontrarão mais de 10 frutas, mais de 10 vegetais e mais do que 10 proteínas para tentar “

E se também quiser conversar com o pediatra do seu bebê para obter orientação, adicionando as seguintes ótimas opções para a dieta do bebê – e evitando alguns alimentos, vai te levar a um bom começo.

Vamos conhecer então as melhores comidas para os bebês e o que evitar.

  • Leite Materno

Leite materno

Todas nós sempre ouvimos que o leite materno é o melhor. Mas só porque seu pequeno já está pronto para ir além do peito, isso não significa que você deva parar de alimentá-lo com o leite materno.

Sabemos que os seis primeiros meses são exclusivos para o leite materno, mas é recomendado que mesmo depois que há a introdução de alimentos sólidos, até os 2 anos de idade deve-se dar o peito.

 Melhor idade para o leite materno: desde o nascimento até 2 anos de idade.

  • Batata Doce

Batata-doce

Não existe super comidas para bebês, mas a batata doce tá quase la.

Esse é um dos alimentos mais nutritivos para o bebê. Por quê? Eles são ricos em beta-caroteno, que o corpo se converte em vitamina A – e isso é “importante para uma boa visão, pele saudável, crescimento normal e proteção contra infecções”. Além disso, muitos bebês gostam da textura macia e purê de batata doce, diz Susan Casey nutricionista pediátrica no Seattle Children’s Hospital.

Melhor idade para batatas doces: acima de 6 meses

  • Abacate

abacate

O abacate é uma excelente escolha de primeira fruta para dar ao seu bebê, pois ele contém gorduras boas (monoinsaturadas).

Tem um sabor super suave e uma consistência ideal.

Dá para misturar o abacate com leite materno ou fórmula para chegar numa consistência pura.

Melhor idade para abacate: acima de 6 meses

 

  • Beterraba

Beterraba

A beterraba é uma excelente fonte de nutrientes.

É uma boa fonte de ácido fólico, rica em potássio e beta-caroteno, e é um vegetal doce – que os bebês adoram rapidamente.

Asse ou cozinhe a vapor até que fique super suave, então amasse e sirva.

Melhor Idade para beterraba: acima de 11 meses

O que evitar no primeiro ano do seu bebê

  • Mel

Mel

Nunca adoce alimentos para seu bebê com o mel.

O mel está ligado ao botulismo infantil, uma doença que pode ser fatal.

Os estômagos dos bebês menores de um ano simplesmente não podem desativar os esporos de botulismo que podem estar no mel, diz Stern.

Então evite este alimento até que o bebê tenha passado seu primeiro aniversário.

  • Nozes e amendoins

Nozes

Você até pode dar um pouquinho de creme de amendoins em uma bolacha para seu bebê, mas não antes dele ter 1 ano de idade.

Evite nozes de todas as formas até que ele tenha 4 anos, para evitar que ele se engasgue.

  • Leite de Vaca

Leite de vaca

Os bebês não conseguem digerir facilmente o leite de vaca, o que é um dos motivos pelos quais os especialistas recomendam esperar até a marca de um ano antes de oferecer.

Observação muito importante:

As informações contidas neste artigo são destinadas somente ao seu uso educacional e informativo.

Não reflete necessariamente as opiniões da página Ser Feliz Agora e seus escritores; e não é um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

Procure sempre o conselho de seu médico ou outros profissionais de saúde qualificados com quaisquer perguntas que você possa ter sobre uma condição médica e antes de fazer qualquer dieta, suplemento, fitness ou outro programa de saúde.