Estresse no período menstrual: um ciclo que você pode vencer

0
82
estresse no período menstrual
É aquela irritação do nada, é aquele estresse só de ouvir alguém respirar mais fundo. Não é nada fácil.

Minhas lindas… eu bem sei o que é ficar em nível máximo de estresse no período menstrual.

É aquela irritação do nada, é aquele estresse só de ouvir alguém respirar mais fundo. Não é nada fácil.

De qualquer forma, o que você pode fazer sobre isso?

É o que vamos ver nesse artigo!

Estresse no período menstrual : um ciclo que você pode vencer

Você está planejando aquela viagem dos sonhos…pensou em viajar pro Nordeste, aquelas praias maravilhosas, nossa!

Aí você começa a imaginar o que precisa colocar na mala, organizar as passagens aéreas…e vem na sua mente que você vai estar na TPM…Socorro!

“Será que vou aguentar tantas horas de vôo, com dor nas costas, de cabeça… ai meu Deus! E se a menstruação vier justo quando estiver lá?”

O poder do estresse no período menstrual

o estresse pode desempenhar um papel principal em períodos irregulares ou até mesmo atrasados.

Você sabia que o estresse e a ansiedade podem prejudicar você e  o seu período menstrual?

Algumas vezes o estresse pode até ser bom para nos ajudar a nos desafiar, mas afeta muito negativamente a nossa saúde.

Nosso corpo é muito sensível a qualquer ação inesperada…e as preocupações podem colocar o nosso sistema digestivo em modo de alerta, o que pode levar a diarreia, idas frequentes ao banheiro para fazer xixi…

E o estresse afeta todo o sistema reprodutivo feminino. E aqui vai uma notícia nada agradável: o estresse pode desempenhar um papel principal em períodos irregulares ou até mesmo atrasados.

Como o estresse afeta o período menstrual

Pouco se sabe sobre a relação do estresse e menstruação, mas o estresse com certeza tem um papel ativo na supressão do funcionamento do hipotálamo (que junto com outras glândulas controla a tireoide e adrenal e os ovários).

Eles, em conjunto, administram os seus hormônios.

Se os seus ovários não estão funcionando corretamente, os efeitos colaterais podem envolver o ciclo menstrual, incluindo períodos perdidos ou períodos irregulares.

De volta ao normal

estresse no período menstrual
Uma ideia seria procurar a ajuda do seu terapeuta ou tomar medicação antiansiedade para diminuir e gerenciar seu estresse

Já vimos que o estresse no período menstrual pode afetar a parte do cérebro que é a responsável pela produção de hormônios, ele pode ter os níveis hormonal fora do comum, e isso pode levar a mudanças na frequência e na duração da sua menstruação.

O que você precisa fazer para voltar ao normal é reduzir o seu estresse ou encontrar mecanismos de enfrentamento para voltar ao seu período menstrual normal.

Uma ideia seria procurar a ajuda do seu terapeuta ou tomar medicação antiansiedade para diminuir e gerenciar seu estresse (somente seu médico é que pode receitar, tá? Nada de ir tomando remédio sem consultar seu médico.)

Eu sei que é complicado eliminar totalmente o estresse da sua vida no dia a dia, nem mesmo se você quiser.

Então, encontrar maneiras saudáveis de lidar com o estresse excessivo é a melhor forma de não deixar ele causar estragos no funcionamento natural do seu corpo.

Procure por atividades que lhe traga prazer e alegria, minha linda. E a vida é tão linda para ficarmos nos estressando, não é mesmo?

Observação muito importante:

As informações contidas neste artigo são destinadas somente ao seu uso educacional e informativo.

Não reflete necessariamente as opiniões da página Ser Feliz Agora e seus escritores; e não é um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

Procure sempre o conselho de seu médico ou outros profissionais de saúde qualificados com quaisquer perguntas que você possa ter sobre uma condição médica e antes de fazer qualquer dieta, suplemento, fitness ou outro programa de saúde.