Como impedir a pré-diabetes se torne diabetes

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Você foi fazer os seus exames de rotina, e o seu médico te deu uma notícia: você está com pré diabetes.

Mas afinal, o que é pré-diabetes?

Só de você ter sido diagnosticada com pré-diabetes já acendeu um alerta vermelho ai na sua saúde, mas isso não significa que você esteja com a diabetes propriamente dita, e ainda há chances de virar o jogo.

E essa é uma grande oportunidade de se iniciar aquelas mudanças no seu estilo de vida que você vem prometendo há algum tempinho, não é mesmo?

E como evitar que pré-diabetes se torne diabetes?

E vou listar aqui 7 mudanças na sua rotina que ajudam a impedir que a sua pré-diabetes se torne diabetes, o que não é nada legal isso acontecer.

  1. Movimente-se mais

Pode falar… você tem prometido começar a academia , ou fazer caminhada, ou até mesmo ir pedalar com as amigas…

Essa é a hora perfeita para colocar isso em ação, pois exercitar-se é uma maneira de de diminuir os níveis de glicose no sangue e também eliminar alguns quilos.

O ideal é fazer exercícios por no mínimo 30 minutos, 5 dias na semana.

Exercícios físicos ajudam a prevenir que pré-diabetes se torne diabetes

Aproveite e mostre ao seu médico seu plano de exercícios e pergunte a ele se existe alguma limitação para seu caso.

  1. Diminua seu peso

Caso você esteja com sobrepeso, está na hora de fazer uma dieta recomendada por um especialista e aliar com a dica número 1.

Em uma pesquisa, observou-se que uma pessoa  que é pré-diabética e perdeu de 5% a 7% do total do seu peso, diminuíram as chances de evoluir a doença em até 58%!

  1. Visite seu médico com mais frequência

Agora que você já sabe da sua nova condição, que tal frequentar mais seu médico, para garantir que está tudo indo bem e para que a prevenção possa fazer efeito?

O ideal agora é visitar seu médico a cada 3-6 meses, de acordo com as orientações dele.

E se você estiver fazendo tudo certinho, ele vai te dar reforço positivo. E se não, ele vai te ajudar sempre a andar na linha para que o tratamento seja um sucesso.

  1. Coma melhor e mais saudável

Sim, eu sei que é difícil não comer pizza, lanches, pães brancos, e toda comida deliciosa, mas que esconde malefícios para a sua saúde.

Está mais que na hora de passar a comer mais vegetais como espinafre, brócolis, cenoura… e coloque como objetivo comer pelo menos 3 porções ao dia desses tipos de vegetais.

Frutas e legumes ajudam a evitar que pré-diabetes se torne diabetes

Coma também alimentos ricos em fibras, frutas com moderação ( de 1 a 3 porções por dia), e comece a comer arroz integral ao invés do branco.

Mas só um especialista é que pode te dizer o que realmente você precisa, aqui estou indicando a caráter informativo, ok?

  1. Durma mais e com qualidade de sono

Você sabia que não dormir o suficiente ou ter o sono sem qualidade te impede de perder peso? Pois é!

E dormir pouco contribui para seu corpo produza os níveis  corretos de insulina e te levar a ter diabetes tipo 2?

E o que você pode fazer para dormir mais e melhor?

Crie uma rotina do sono, indo dormir e acordando sempre no mesmo horário, relaxe antes de apagar as luzes, e jamais use o computador ou o celular ou assista TV enquanto está tentando dormir.

E evite bebidas com cafeína após o almoço se você tem insonia ou dificuldade para dormir.

  1. Consiga apoio

Fazer dieta, fazer exercícios, mudar alguns hábitos…ufa, não é fácil!

Mas quando você encontra apoio da família, do parceiro ou dos amigos, fica bem mais leve de se fazer o que é necessário.

pré-diabetes se torne diabetes
O apoio de familiares e amigos também é fundamental

Você também pode procurar por grupo de pessoas que tem esse mesmo objetivo, e ali todos estarão se apoiando.

  1. Faça um pacto consigo mesmo e comprometa-se

Ter o pensamento positivo e o comprometimento com a sua saúde é o passo mais importante que você precisa tomar.

E aceitar que você talvez não consiga realizar tudo perfeitamente todo dia é um passo importante também.

Pequenas mudanças trarão resultados significativos para a sua saúde.

Olhe no espelho todo dia e repita : “Eu vou conseguir!”

Observação muito importante:

Nunca deixe de consultar um médico antes de qualquer atitude e jamais tente se automedicar. Não recomendamos que você retire a sua medicação.

As informações  do Ser Feliz Agora são de caráter informativo e não substitui o acompanhamento médico, fito terapeuta, terapeuta e profissional de educação física.