Benefícios e diferenças entre os chás branco, verde e preto

0
87

Com a grande variedade de chás disponíveis para comércio, acabamos nos confundindo com a função que cada um tem no nosso organismo. É o caso do chá preto, chá verde e chá branco: embora todos eles sejam extraídos da mesma planta, Camélia sinensis, há muitas diferenças para quem consome em busca de benefícios específicos para a saúde.

Por serem todos subtipos da mesma planta, o que os diferencia é a época da colheita e a quantidade de tempo em que as folhas ficam fermentando ou oxidando.

Quanto menos as folhas passarem por processos de fermentação, mais serão ricas em polifenóis, um antioxidante que auxilia na prevenção do processo de envelhecimento. É o caso do chá branco.

Quanto mais as folhas passarem por processos de fermentação, mais serão ricas em cafeína. É o caso do chá preto.

Características em comum entre os chás:

    • Todos auxiliam na perda de peso, pois ajudam a acelerar o metabolismo, são diuréticos e auxiliam na queima de gordura.
    • Todos possuem alguma quantidade de cafeína em sua composição.
    • A Camélia Sinensis, planta de onde são extraídos, é fonte de vitaminas C, K, B1 e B2, potásio, manganês, ácido fólico e potássio.

 

 

Características do chá branco

É colhido quando as folhas e brotos da camellia sinensis ainda são jovens, antes das flores se abrirem. A colheita só ocorre em dois dias do ano, este é o motivo deste ser o chá mais caro entre os três.

Por ser menos processado, o chá branco possui principios ativos mais concentrados, menos cafeína, maior número de polifenóis e uma maior quantidade de nutrientes.

É o mais eficiente para a aceleração do metabolismo e queima de gorduras. Além de reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Características do chá preto

É colhido quando as folhas passam para a fase “adulta”. Suas características são bem parecidas com as dos chás anteriores, porém, por ser o mais processado, possui uma quantidade muito maior de cafeína e sua concentração de nutrientes é bastante inferior. É muito útil para proteger o sistema cardiovascular.

 

Características do chá verde

É colhido quando as folhas já estão secas. É processado para evitar a oxidação e fermentação. É o mais barato entre os chás da Camelia sinensis, por ser o mais abundante.

Possui uma enzima que ajuda a prevenir o câncer, pois evita que células cancerígenas se tornem tumorais. Estimula o metabolismo (um pouco menos que o chá branco), ajuda no controle do colesterol, acalma dores de cabeça, entre outros benefícios.

Gostaram das dicas? Nos acompanhe sempre aqui no blog e também na página do Facebook Ser Feliz Agora.

Observação muito importante:

Nunca deixe de consultar um médico antes de qualquer atitude e jamais tente se automedicar. Não recomendamos que você retire a sua medicação.

As informações  do Ser Feliz Agora são de caráter informativo e não substitui o acompanhamento médico, fito terapeuta, terapeuta e profissional de educação física.